
Como uma das etapas principais no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, a remediação ambiental necessita de informações para que se entregue um projeto eficiente e eficaz para o seu cliente.
Sendo assim, no post dessa semana vamos abordar como funciona esse processo, os tipos de remediação, contaminantes e como a GeoInovações® pode colaborar com o seu trabalho.
O que é Remediação Ambiental?
Imagine que o seu cliente deseja instalar ou continuar com uma Indústria em um local que pode afetar negativamente o meio ambiente? Por mais que não seja a intenção, é possível que uma substância tenha sido introduzida nesta área e a transformado em uma área contaminada.
Para reduzir ou eliminar qualquer tipo de contaminação do solo e da água subterrânea, e para evitar que estes atinjam os receptores, é importante que especialistas, como geólogos, engenheiros, químicos, entre outros, construam conjuntamente o processo para que se tenha um bom gerenciamento da área.
A etapa de remediação é aquela que abriga a solução para eliminar a exposição das pessoas às substâncias e, consequentemente, será o começo do fim do processo de gerenciamento da área para o seu cliente.
Sendo assim, a consultoria ambiental aponta quais são as melhores ações de intervenção para a reabilitação da área, por meio da aplicação de técnicas que tem por objetivo remover ou minimizar as concentrações de contaminantes.
E quais são as possíveis fontes de contaminantes?
Existe mais de um tipo de contaminação, e podem ser gerados por:
- vazamentos de tubulações, tanques de combustíveis,
- a produção de chorume em aterros e lixões urbanos,
- percolados de aterros industriais,
- derramamentos de produtos químicos em acidentes,
- aplicação inadequada de agroquímicos e fertilizantes em plantações.
Para que estas fontes não se tornem um grande problema para o meio ambiente e a sociedade, é fundamental que as mesmas sejam identificadas e soluções encontradas para sua eliminação. E por isso é importante que profissionais experientes no gerenciamento dessas áreas sejam contratados.
Possíveis Técnicas de Remediação
Um tratamento para remediar um solo contaminado, pode ser feito a partir de uma técnica aplicada in-situ ou ex-situ.
A primeira, por exemplo, é quando a remediação é realizada no próprio local e, geralmente, apresenta maior tempo de execução, porém, com desembolsos recorrentes menores. Não é necessário remover as contaminações e, sim, tratar o material na própria área. Conheça alguns dos sistemas utilizados:
- Remediação termal
- Oxidação química
- Biorremediação
- Extração de vapores do solo
- Barreiras Reativas, entre outros.
Já a remediação ex-situ é aquela que exige a remoção do material contaminado e seu tratamento em áreas externas ao local contaminado. Nessas condições, o tempo de remediação é muito menor, mas com um desembolso muito maior num curto espaço de tempo. No caso de se aplicar estas técnicas, deve-se efetuar a caracterização adequada das contaminações, para que não se corra o risco de uma contaminação secundária. Os materiais contaminados são escavados e enviados para tratamentos externos através de técnicas como:
- destinação em aterro,
- coprocessamento,
- biorremediação, entre outras.
Em algumas situações, ambas possibilidades devem ser usadas (in-situ e ex-situ), e depende das características e distribuição da contaminação na área.
Sendo assim, as consultorias precisam ter em seu quadro profissionais ou consultores ambientais como parceiros. Somente dessa maneira, é possível ter a expertise em definir e gerenciar de maneira adequada as remediações que serão realizadas.
E aqui deixamos para você uma pergunta: a sua consultoria ambiental atua com remediação de solos contaminados?
Conheça a GeoInovações®
Para que a etapa de remediação seja feita de forma apropriada, é muito importante que a sua empresa conte com profissionais que tenham conhecimento técnico especializado e experiência.
E se a sua consultoria ambiental precisa de um auxílio para realizar o gerenciamento de áreas contaminadas, incluindo remediar um contaminante, a equipe da GeoInovações® está aqui para ajudar. Entre em contato conosco!