Ajudar a tornar o Brasil mais sustentável até 2030 é o propósito primordial de todos nós da Geoinovações.

Essa luta, é uma iniciativa da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que lançou 17 objetivos para serem cumpridos e alcançados por todas as nações, chamados de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Dentre esses objetivos, um deles tem como propósito preservar a qualidade da água, tornando-a potável, e que a GeoInovações® compartilha desse objetivo.

Pensando em contribuir para tal missão, atuamos com serviços que suportam o acesso e o tratamento de águas subterrâneas, para que possamos ter acesso à água potável, com saneamento, garantido a nossa sobrevivência.

Por que preservar a água subterrânea?

A água subterrânea está presente nos poros dos solos e das rochas, em fraturas, falhas e fissuras. Ela tem papel fundamental no ciclo hidrológico, na manutenção da umidade do solo e do fluxo dos rios e águas superficiais.

No Brasil, as reservas de água subterrânea estão estimadas em 112.000 km3.
(MMA, 2003).

A qualidade da água subterrânea

Estas águas possuem algumas propriedades que fazem o seu uso mais vantajoso do que as águas dos rios, pois elas são filtradas e purificadas naturalmente, tornando-a, então, uma excelente opção de abastecimento, principalmente naqueles locais onde a presença de águas superficiais é escassa.

Você sabia que a Água Subterrânea já é utilizada amplamente?

Segundo Leal (1999), quase todos os países fazem uso da água subterrânea, como: Alemanha, Áustria, Itália, Marrocos, Bélgica, Estados Unidos, Índia, China, Dinamarca, França, Holanda, Hungria, Rússia, Suíça e outras.

Aqui no Brasil, em regiões áridas, semiáridas e em algumas ilhas, a água subterrânea é o único recurso hídrico existente.

Alguns núcleos urbanos brasileiros são abastecidos de água subterrânea de forma exclusiva ou complementam a necessidade hídrica. É muito comum escolas, hospitais e condomínios (principalmente os industriais) utilizarem águas de poços profundos.

Cidades como Ribeirão Preto, Natal, Maceió, Recife e Maranhão, são abastecidas com água subterrânea. No Estado de São Paulo, mais de 80% das cidades utilizam água subterrânea.

As águas subterrâneas, além disso, estimulam o turismo como em Caldas Novas (GO), Araxá e Poços de Caldas (MG) e Olímpia (SP).

Segundo o censo do IBGE de 2000, aproximadamente 61% da população do Brasil é abastecida com a água subterrânea, para fins domésticos.

Como manter a qualidade destas águas?

Bem, já deu pra notar a importância da água subterrânea, não é mesmo?!

Mas, para que possamos manter o uso destas águas, é preciso o comprometimento de todos em ajudar a manter a qualidade e a quantidade nos reservatórios subterrâneos.

Uma forma de preservar a qualidade e a quantidade de água subterrânea é o Reuso de Água. Isto ocorre quando, após tratamento, se usam os efluentes tratados, transformados em água de qualidade, e que podem ser utilizados para outros fins, preservando as águas subterrâneas para consumo humano e dessedentação de animais.

Melhorar a qualidade de águas ainda não próprias para consumo também ajuda a preservar e conservar este recurso. Por exemplo, para a exploração de aquíferos com água salobra, ou seja, quando a água apresenta sais em maior quantidade e que a torna imprópria, é possível usar técnicas de tratamento como a dessalinização da água, e que vem se tornando uma opção cada vez mais viável econômica e tecnicamente. Geralmente, a água salobra está mais acessível e é mais fácil de ser dessalinizada do que a água do mar. Com os avanços da tecnologia, tendo sido possível diminuir o alto preço da dessalinização.

Mas as ações mais importantes são:
1) usar o recurso sempre com consciência, sem desperdício e para causas nobres
2) evitar que atividades poluidoras atinjam as águas subterrâneas
3) não instalar ou fazer uso de poços clandestinos, registrando sempre o poço junto aos órgãos reguladores
4) usar ferramentas que auxiliem na gestão dos recursos hídricos, como por exemplo a modelagem matemática, visando prever o comportamento dos aquíferos ante uma contaminação ou a explotação de poços em determinadas regiões.

Cuidar do nosso futuro é cuidar das águas subterrâneas.

Gostou dessa leitura? Gostaria de conversar mais sobre esse grande propósito?

Envie-nos um e-mail agora mesmo para contato@geoinovacoes.com.br.

Juntos, podemos mudar o futuro da humanidade.

Marcio Alberto
CEO, GeoInovações®
Environmental Modeling for Life

Marcio Alberto é geólogo, mestre e doutor em Geociências e Meio Ambiente, com ênfase em modelagem matemática aplicada ao GAC. Atua no GAC desde o ano de 2000, tendo passado por diversas empresas brasileiras que atuam neste segmento.

Fundou em 2018 a EVS – Environmental Vapor Services, uma empresa especializada em serviços associados ao cenário de intrusão de vapores, onde ficou até o ano de 2020.

Atualmente, é CEO da GeoInovações® uma empresa que tem como missão contribuir para que as empresas cresçam no gerenciamento ambiental, agregando valor aos seus produtos, melhorando o meio ambiente e a consequente qualidade de vidas das pessoas.